fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Como ter sucesso nas Ciências Contábeis

10 mandamentos profissionais

0 18

COMO TER SUCESSO NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 10 mandamentos profissionais

Introdução

Caros colegas, alunos e iniciantes nas lides contábeis.

Considerando tudo quanto tenho lido nos grupos de Facebook destinados à conversas contábeis, como também à muitas consultas que chegam até mim, DECIDI oferecer uma pequena, mas altamente valiosa recomendação na forma de 10 mandamentos, para que cada um que os sigam, consigam a almejada felicidade profissional.

A motivação Todas as profissões dependem de uma somatória de fatores básicos, principalmente os chamados liberais, mesmo que estejam exercendo a profissão na qualidade de empregados.

Por fatores básicos, entenda-se a formação acadêmica + a formação profissional + a experiência vivenciada.

Veja que o sucesso do terceiro fator, experiência vivenciada, depende da somatória dos dois fatores anteriores.

Assim, durante o período acadêmico, e nos primeiros 5 anos de profissão [pelo menos], no nosso caso, falando sobre o CONTADOR, ele deverá cuidar de ACUMULAR CONHECIMENTO.

Antigamente a nossa base de consulta, além da academia, eram os livros, os livretos, as revistas, os jornais, enfim, tudo que era escrito, porém existia uma dificuldade muito grande em conseguir encontrar estas fontes, principalmente aqueles que residiam longe dos grandes centros.

Hoje em época de internet as distâncias desapareceram e muitas fontes de informação estão ao alcance dos nossos olhos em casa mesmo.

Contrariamente ao que muitos pensam, NÃO ACUMULAMOS CONHECIMENTO pela internet. Podemos sim, acumular INFORMAÇÕES, mas elas precisam ser transformada em CONHECIMENTO.

Assim sendo, esta fase INICIAL de academia + 5 anos, deve servir para que cada um FAÇA A SUA POUPANÇA em conhecimento.

10 Mandamentos para conseguir o reconhecimento profissional

A lição de casa está contida no cumprimento do seguinte ritual:

  1. Somente aprende, aquele que lê. Consequentemente, se não houver leitura não haverá aprendizado.
  2. A leitura deve ser acompanhada da reflexão, o que nos leva a afirmar se a informação não for objeto de reflexão, ela nunca será transformada em conhecimento.
  3. Havendo transformação, ocorre a “magia da transformação” de informação em conhecimento, o que nos leva à razão, à consciência de algo.
  4. Ocorrendo consciência, o profissional tem “algo a oferecer ao meio empresarial”, quando então a APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO na solução dos problemas cotidianos, vai produzir a “VIVÊNCIA PROFISSIONAL”.
  5. Nenhum profissional terá sucesso contínuo ao longo da sua vida, se não trilhar por este caminho. É claro que cada um encontra uma forma de andar por este percurso.
  6. À medida em que se somam experiência, o CONHECIMENTO vai se expandindo e abrindo outros horizontes, quando então “as coisas” começam a fluir de maneira mais fácil e produtiva.
  7. Se não houver CONHECIMENTO VIVENCIADO, nenhuma entidade do meio econômico ou social irá PAGAR PELOS SERVIÇOS QUE POSSAM SER PRESTADOS À ELA.
  8. Nunca se preocupe em RECONHECIMENTO de terceiros, procure sempre cumprir os passos acima, e então, um dia, vai perceber, pelo valor financeiro que o cliente está disposto a pagar pelos seus serviços, se ele está SATISFEITO com os seus serviços.
  9. Desta relação, a SATISFAÇÃO DO CLIENTE, e a sua satisfação com o que está recebendo, é que terá a certeza de que o SEU TRABALHO É RECONHECIDO.
  10. Qualquer outro formato que seja apresentado a você, de felicidade no trabalho ou reconhecimento, fora deste acima, será mera ilusão.

Conclusão

Se você gostou ou se identificou com este ponto de vista, manifeste sua opinião no mesmo local que o encontrou, e então eu saberei disto e poderei oferecer um outro conselho, o MAIS IMPORTANTE DA SUA CARREIRA COMO CONTADOR.

Walmir da Rocha Melges – 09.junho.2019: Perito contábil Judicial desde 12.1975, professor em matérias de Perícias Contábeis, Auditor independente.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar