fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Brainstorming – Ferramenta de desenvolvimento

Brainstorming representa uma as técnicas mais eficazes para respostas rápidas a questões relativamente simples

0 351

Brainstorming – Ferramenta de desenvolvimento

Brainstorming: Tempestade de idéias é mais que é uma técnica de dinâmica de grupo, é exercida como atividade visando a exploração da potencialidade criativa do indivíduo, e foi criada por Alex Osborn (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alex_Osborn), que é muito utilizada, principalmente em treinamentos das áreas de relações humanas, publicidade e propaganda.
O brainstorming pode ser, também uma tarefa solitária e individual, quando é imprescindível o uso de uma ferramenta que permita a sintetização do pensamento e suas variações. Recomendamos o uso da ferramenta chamada Mapas Mentais.
Os consultores já sabem que quando necessitar de respostas rápidas a questões relativamente simples; a ferramenta do brainstorming representa uma as técnicas mais eficazes.
A técnica têm um perfil de diversificadas aplicações; dentre outras, principalmente, nos casos de obter idéias para novos produtos, ou conseguir melhoramentos nos existentes; no desenvolvimento de idéias para campanhas de publicidade, na resolução e avaliação de problemas, buscando suas consequências, soluções alternativas,e análise de impacto; na gestão de processos, encontrando formas de melhoria e racionalização; na gestão de projetos, identificando objetivos, riscos,tarefas, prevendo e estimando recursos, fixando tarefas e responsabilidades.

Durante seu exercício são obedecidas algumas regras primordiais:

Rejeição das críticas contraditória que não guardem nexo com o assunto, ou objetivo: Esta é a regra mais importante, para evitar que o exercício se transforme em uma “caça ãs bruxas” e não produza frutos.
Fomento da criatividade: Ela é a razão de ser da ferramenta, pois a “tempesdade de idéias” que provoca, à favor e contra, é que vai firmar, solidificar o assunto, de onde pode surgir a solução.
Incentivo à quantidade de idéias: Quantas mais forem geradas novas idéias, mas perto da solução o grupo poderá chegar, lembrando que deve haver equilíbrio entre quantidade e qualidade.
Exercício do discernimento e análise crítica: É muito importante que as idéias sejam dissecadas e comparadas, provocando contínuo exercício de construção e reconstrução das idéias oferecidas.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar