fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Da prova pericial técnica-científica

Prova pericial contábil

0 13

Introdução

Prova pericial técnica de cunho científico é um instrumento profissional produzido por um perito de determinada classe profissional destinada a produzir subsídio para convencimento técnico em fase negocial, administrativa, ou judicial destinada à um árbitro, julgador ou as partes interessadas envolvendo o esclarecimento de controvérsias.

Prova pericial nas ciências contábeis

No caso das ciências contábeis a prova pericial, mesmo que destinada à uso administrativo entre partes interessadas ou arbitral, considerando que ela possa ser levada à juízo legal, é conseguida/produzida mediante o cumprimento de procedimentos de perícia das ciências contábeis executadas sob os ditames de regras das técnicas profissionais desta ciência, e, em obediência ao ambiente legislativo e respeito ao bojo do ambiente jurídico conforme disposto, principalmente no Código de Processo Civil em sua redação de 2015.

Laudo contábil pericial – Relatório Pericial

Ela se expressa/consolida em uma peça chamada Relatório Pericialno caso de ser de uso administrativo – ou Laudo Contábil Pericial – no caso de ser destinada ao uso em Juízo, em ambos os casos, composto de narrativa que descreve as controvérsias que se pretende esclarecer, dos procedimentos e diligências realizados, da fundamentação técnica-científica e/ou legais culminando com conclusão em forma de opinião técnica-científica que a ateste [prova pericial].

Walmir da Rocha Melges – 10.05.2021 – 11:58hs

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar