fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Expectativas X Definição de prioridades

Um roteiro para levantar suas expectativas e criar uma nova realidade de vida.

0 335

EXPECTATIVAS x DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES

Expectativas: Certamente você já deve ter feito uma reflexão a respeito de sua vida e do estágio de seu desenvolvimento pessoal, social, familiar e profissional. Caso você queira novamente rever tudo isto dentro de outra perspectiva e atualizar-se em relação ao contexto social do país, determine quais são suas prioridades e expectativas e aproveite esta oportunidade para rememorar seus passos.
Caso ainda não tenha agido nesse sentido, queremos oferecer-lhe, com este estudo, uma roteiro para levantar suas expectativas e criar uma nova realidade de vida.

  • Na realidade, queremos lançar-lhe um desafio para que em um pequeno espaço de tempo você possa concluir e dizer com o peito cheio e o coração contente: Sou uma nova pessoa!
  • Não vamos falar de religião não. Falaremos apenas de mudança comportamental através de conceitos práticos e ferramentas que qualquer um poderá seguir.

Assim sendo, convidamo-lhes a participar de um processo de mudança profissional e pessoal, com avaliação de tempo e esforço necessários, estudando as causas que hoje provocam os efeitos que desejamos eliminar amanhã.

  • Boa leitura, bom estudo e boa sorte!

Como fazer esta mudança?

A primeira providência é encontrar a resposta para esta simples pergunta. Pegue uma folha de papel e descreva nela quais são as suas expectativas na sua vida pessoal, social, familiar e profissional. Lembre-se que expectativas estão ligadas à metas e também à avaliação. Então comece. Assim que tiver em mãos as suas expectativas, não se preocupe em comunicar, publicar, nem fazer propaganda daquilo que pretende não. Isto costuma atrapalhar. Fale somente para o seu travesseiro, para seu chuveiro, ou ainda para o volante do seu carro. Todos eles são altamente confiáveis, não irão contar para ninguém, e acima de tudo, este exercício vai levar você à outras reflexões sobre os seus temas, que poderão produzir boas decisões.
Ao mesmo tempo, procure transmitir motivação e bom humor na empresa, na família, no meio social, entre amigos e colegas e praticando todos os passos que iremos encetar neste treinamento que ora se inicia, e daí, aproveite as oportunidades que serão abertas.

  • Não se esqueça do essencial: Não fale à ninguém que você vai mudar, nem que está mudando, e quando perguntarem sobre as suas nova atitudes, desconverse ou emita um sorriso enigmático, sem responder. Este é um compromisso que você deve assumir consigo mesmo.

Consideramos que é muito importante crescer motivado pela vontade pessoal, sem depender de terceiros como reconhecimento de sua própria qualidade, e que a persistência e força de vontade é um sintoma que prova a  maturidade e o caminho certo para viabilização dos sonhos e anseios pessoais e sociais.

  • Assim sendo é preciso que você saiba exatamente se quer ou não investir no próprio crescimento, e se essa hipótese é ou não importante para você, para sua família e para a sociedade.

Nesse sentido, voltamos a reafirmar: Seu comprometimento pessoal é fundamental para que ocorra uma  mudança e que ela produza frutos e êxito, pois seu crescimento inicia na tomada de consciência e no ato de aceitar  um rompimento com o passado, que por sua vez, deve ser entendido apenas como ponto de partida.

  • Mudança é a passagem de um estado para outro.
  • Mudança é a transição de uma situação atual para outra situação diferente.
  • Não importa se ela [mudança] é feita de forma programada ou não. MUDE!

No nosso caso, falaremos da mudança à partir deste ponto, dentro do contexto empresarial, profissional, onde a necessidade de mudança está aliada ao projeto de  reorganização, não somente da sua vida, mas também da sua carreira ou da empresa, de adequação à um novo mercado, à adoção de novas práticas tecnológicas, comerciais e gerenciais.

  • Falando nisto, já escreveu suas expectativas?
  • É por elas que deve começar.

Ao escrever sobre suas expectativas verá que estará versando sobre sonhos, desejos, anseios e necessidades. Seja racional e foque primeiramente nas necessidades pois a satisfação delas é que irá propiciar a satisfação dos sonhos, desejos e anseios.
Todos sabemos que normalmente a expectativa de mudança é temida. Isto porque mudar significa ameaça aos antigos costumes, ao antigo “jeitão” de tratar as coisas, e então advém a insegurança causada pela perturbação e ameaça ao antigo, aos direitos adquiridos por pessoas em seus empregos, bem como um transtorno às maneiras estabelecidas de se fazerem as coisas, mas não se esqueça de que o mercado não indaga à empresa se ela quer ou não mudar, ele apenas dita as novas regras e isto ocorre também em relação ao individuo.

  • A empresa e o indivíduo nunca tem opção de aceitar ou não, ou se acompanha as novas estradas, novas velocidades, e continua sua vida, ou deixa de lado a mudança e acaba desaparecendo do mapa dos negócios.
  • Pode até parecer que quanto ao ser humano, seja diferente, pois ele pode aceitar ou não a mudança, pois tem o seu livre arbítrio e pode exercer seu direito de ir ou vir, de ficar ou conseguir nova profissão, novo empregador, mas não se esqueça de que quando o mercado muda, ele pouco se importa com as pessoas.
    • O mercado apenas muda, e deixa que as pessoas o sigam ou sejam pisoteadas pelos frutos da mudança.
  • Um dia a industria automobilística mudou e começou a colocar robot para realizar as mesmas tarefas que eram realizadas pelas pessoas, com maior precisão e rapidez.
    • Alguns funcionários entenderam a necessidade de mudança e deram novo rumo às suas vidas, participando de reciclagens e adquirindo novos conhecimentos, novas competências, porém milhares perderam o emprego.
  • Há pouco tempo as usinas de cana de açúcar mudaram seus “modus operandis” e compraram centenas de máquinas para colher e processar a cana de açúcar no primeiro processo que se inicia com o corre na lavoura e encerra com a entrega na usina. Da mesma forma ocorreu com as plantações e extrações de árvores para produção de papel, e assim, em ambos os casos, milhões de pessoas foram obrigadas à se reinventarem.

Então, perguntamos novamente, você já fez a sua relação de expectativas, que irão determinar as necessidades que ensejarão novas metas de vida?

  • Você deseja realmente crescer ?

Caso deseja, faça o seguinte contrato consigo mesmo:

  • tenha vontade pessoal e seja guiado pela razão;
  • não espere reconhecimento pelo seu crescimento, e nunca desista por não ter habilidade em alguns setores;
  • nunca desista em alcançar seu objetivo, caso acontecer não culpe terceiros porque ninguém é responsável por você.

Lembre-se, o crescimento é a exploração de potenciais que estão adormecidos e de possibilidades infinitas para a mente humana, sendo que ambas depende apenas da vontade [decisão] pessoal.

  • Ninguém cresce como indivíduo se a decisão não for interna.
  • Você tem o poder de mudar seus Paradigmas, eles são aprendidos, adquiridos e incorporados através da experiência, e da mesma forma que ocorre com pessoas, também as empresas desenvolvem e mantém seus Paradigmas através das pessoas que nelas trabalham.

Portanto, quem decide nosso futuro somos nós mesmos; basta sermos persistentes, ser participativo, ter espírito de mudança e não ficar bitolado nos antigos Paradigmas (modelo, padrão) ou seja o conjunto de regras que define fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que se deve fazer e o que não se deve fazer.

Dimensões do crescimento:

  • DIMENSÃO PROFISSIONAL – reflete o preparo para o trabalho e para dele extrair as relações das necessidades financeiras básicas, indispensáveis para a qualidade de vida;
  • DIMENSÃO PESSOAL – reúne o aprendizado, o amadurecimento, realização cultural e intelectual;
  • DIMENSÃO FÍSICA – cuidado com o corpo e saúde de maneira geral;
  • DIMENSÃO SOCIAL – necessidade de estarmos preparados para partilhar a existência na sociedade;
  • DIMENSÃO TRANSCENDENTAL – espiritualidade.

Não importa sua idade, aprendizado, escolaridade ou profissão. Em cada dessas dimensões há muito espaço para desenvolver o aprendizado através de valiosas contribuições para o indivíduo, e é muito importante a integração plena de todas dimensões, para que o crescimento venha a ser equilibrado e harmonizado.

Seu auto crescimento, em todas as dimensões depende de suas expectativas, e então o mais importante é que:

  • você DECIDA pelo caminho do crescimento;
  • você QUEIRA crescer;
  • você ACEITE que pode crescer;
  • você DISPENSE a estimulação de terceiros e crie sua motivação própria;
  • você SE VACINE contra os que não querem que você cresça.

Antes de  iniciar  seu auto  crescimento, elabore um plano de crescimento pessoal. Inicialmente devemos definir o que exatamente queremos atingir [você já definiu quais são suas expectativas ou da sua empresa?].

  • Devemos buscar inspiração e subsídios no ambiente em que vivemos, porque é nele que sobrevivemos  e dele devemos extrair os dados e as informações que nos permitiram conhecê-lo plenamente.

Lembre-se de aprender o que não sabe, de aprofundar o que já sabe, e se preparar para encontrar muitas coisas que não sabe.

  • Abra a mente para o que deverá saber e pratique o que foi possível saber.
  • Leia nossa lição sobre os Quatro Níveis do Conhecimento.

É preciso, que você saiba exatamente se quer ou não investir no próprio crescimento, e se essa hipótese é ou não importante para você.
Ao elaborar e executar um plano de crescimento pessoal, estará também fazendo um investimento em si mesmo, sendo que algumas das atividades podem até prescindir de algum investimento financeiro, o que é natural.

  • O crescimento do indivíduo, “autorizado” por sua vontade, inicia na tomada de consciência e no ato de aceitar um rompimento com o imobilismo (deixar como está, para ver como é que fica).
  • Lembre-se que esse rompimento, deve ser entendido apenas como ponto de partida; pois não é o crescimento em si e nem garante nenhum sucesso para o indivíduo, pois acima de tudo deve investir seu tempo e persistir.

Jamais aceite  qualquer limitação para o seu crescimento  que venha  de terceiros.

  • Infelizmente, há mais pessoas dispostas a atuar como “freio” dos sonhos das demais, que propriamente pessoas que não só compreendem a importância dos sonhos, como estimulam a perseguição desses sonhos.
  • Fuja daqueles que possam funcionar como freios na sua vida.
  • Cultive a amizade daqueles que te façam sonham e ousar.

Algumas atitudes e qualidades que você deve ter para alcançar o sucesso:

Liderança

Liderar é influenciar pessoas, e nós estamos influenciando alguém a todo momento, como também somos influenciados por terceiros. Isto significa que todos nós temos liderança, todos somos líderes. A grande diferença está na existência de líderes eficazes e líderes ineficazes.

Faça acontecer

Dizem que no mundo existem três tipos de pessoas:

  • as que fazem acontecer: são aquelas que conseguiram sucesso, conquistaram objetivos, progrediram fazendo as coisas acontecerem nas suas vidas.
  • as que vêem as coisas acontecerem: a grande maioria das pessoas assiste, mas sem conseguir prosperar. Sobrevivem mas não conseguem ou não querem se superar.
  • as que nem sabem que as coisas estão acontecendo: são pessoas de pouca cultura e mínimo acesso às oportunidades, e que não sabem que o mundo está girando e impondo uma nova postura profissional.

Inteligência e vontade

[pullquote align=”normal”]“A inteligência é um farol que ilumina o nosso caminho mas não nos faz caminhar” [/pullquote]
“A inteligência é um farol que ilumina o nosso caminho mas não nos faz caminhar”, ou seja, somos treinados para desenvolver a inteligência e esquecem de treinar nossa vontade, esquecem de trabalhar com essa força que faz realizar o que a inteligência pensa. A inteligência é muito importante, mas é a vontade que move as roldanas da evolução e do crescimento. Vamos trabalhar o seu desenvolvimento?

  • Prepare-se para se superar.
  • Reveja suas expectativas e ouse sonhar.

Quais as habilidades de um líder de sucesso?

Ele é rápido, não no sentido de andar depressa, mas no de compreender que você pode fazer mais do que faz atualmente, pode saber mais do que sabe hoje; ele tem a consciência de que está muito longe de seu limite e, portanto, pode avançar e ser melhor.
O profissional de sucesso tem de ser maleável e adaptável sem ser um camaleão, precisa adequar-se às novas situações.

  • Motivação

O grande segredo das empresas é a motivação, nós precisamos aprender motivar as pessoas, seja através de elogios (já que todos tem a necessidade de reconhecimento), ou outras motivações.
É necessário criar nas pessoas a vontade de realizar coisas diferentes sempre. Lembre-se; se você cuidar bem daqueles que o cercam eles vão cuidar bem de você.

  • Leve a vida com bom humor

O bom humor é fundamental para viver, prosperar e atrair pessoas boas para o nosso lado, além de criar um ótimo clima de trabalho.

  • Seja gentil

Seja sempre, muito embora a gentileza possa estar desaparecendo no mundo, pois a gentileza é uma característica rara e valiosa.

  • Leia e viaje

Enriqueça seu background (curriculum) através da leitura, da observação e das viagens, pois lugares novos e livros novos são verdadeiros tesouros, tanto para conhecimento técnico quanto para conhecimentos gerais. Ou a gente anda para frente ou andamos para trás, parado ninguém fica.

  • Crie espírito de equipe

Devemos ter pique, vontade de melhorar, disposição para trabalhar em conjunto e crescer. É fundamental sentir-se membros de uma instituição importante, pois as empresas são as pessoas que as compõem.

  • Priorize seus clientes

A empresa, seus colegas e seus familiares são seus clientes preferenciais.
Numa época em que os produtos e serviços são muito parecidos, os detalhes é que fazem a diferença, invista num diferencial agregue valor para seus clientes.

  • Assuma riscos

O profissional de sucesso assume riscos, tem coragem de fazer coisas difíceis de dar saltos maiores que os normais, de ousar, de dizer sim ou não na hora certa.
Devemos olhar as coisas, os fatos, as situações com nossos olhos. Não são as coisas boas ou ruins que acontecem com a gente que realmente importam. O que importa é o que fazemos com as coisas que nos acontecem, como agimos e reagimos diante dos êxitos e dos fracassos: essa é a grande diferença entre o sucesso e o não sucesso – é sabermos que os problemas virão, mas que sabemos como solucioná-los.

O que se espera das pessoas, no mercado de trabalho nos dias atuais  e no futuro próximo?

Profissionais que sejam polivalentes e poli-competentes

Isso significa que as pessoas devem estar prontas para ampliar o leque de suas habilitações, seguindo o curso das transformações nas empresas.
Com a prática e necessidade de manterem os quadros de pessoal “enxutos”, as empresas almejam a contratação (e a permanência) de profissionais competentes em todas as fixas de suas habilitações.

Profissionais que estejam atualizados.

A velocidade das transformações e do enriquecimento tecnológico determina que as pessoas devam atualizar-se, absorvendo as informações e utilizando-as rápida e eficazmente.

Profissionais que sejam empreendedoras.

Não se trata mais de apenas cumprir a rotina do trabalho. As empresas estão procurando profissionais que “façam chover”.
Em outras palavras, o que as empresas almejam em uma contratação é um profissional que resolva os problemas e que seja capaz de fazer o que está para ser feito.

  • O mesmo vale para o caso de você ser um empresário ou profissional liberal: não importa a relação formal com o mercado de trabalho.
  • Polivalência, policompetência, atualização e competência empreendedora são absolutamente indispensáveis.
  • O profissional deve estar sempre qualificando-se com cursos, informações, leituras, domínio de idiomas e desenvolver a percepção.

Você é o investidor e o beneficiário de seu crescimento pessoal, você é o executor e o controlador de todas suas ações.

  • Estabeleça seu ritmo e discipline a si mesmo.
  • Seja tudo o que puder ser.
  • Cabe a você continuar lutando para vencer algumas corridas desse mundo competitivo.

Agindo assim, as pessoas vão te ver como portador do conhecimento capaz de realizar e impulsionar o potencial da empresa, e não como simples fator de produção.

Auto crescimento

Responda cada um dos itens a seguir, refletindo cuidadosamente sobre cada um em particular, firmando sua resposta apenas quando estiver absolutamente certo de que espelhe a sua realidade.

1.  Conheço os meus limites (   ) Sim (   ) Não
2.  Já explorei todos os meus potenciais (   ) Sim (   ) Não
3.  Conheço minhas vocações e dons naturais (   ) Sim (   ) Não
4.  Aprendi o que precisava para estar pronto (   ) Sim (   ) Não
5.  Sei exatamente quais são meus objetivos (   ) Sim (   ) Não
6.  Tenho controle absoluto de minha vida (   ) Sim (   ) Não
7.  Qualifico-me como uma pessoa amadurecida (   ) Sim (   ) Não
8.  Sou plenamente auto confiante (   ) Sim (   ) Não
9.  Ajo e trabalho pensando também no futuro (   ) Sim (   ) Não
10.A cada dia vejo-me sempre melhor (   ) Sim (   ) Não

 Avaliação

Podemos esperar que as respostas tenham sido “Sim”, o que pressupõe que a pessoa esteja em um patamar de crescimento constante.
Na medida em que surgem as respostas “Não”, a pessoa tem a necessidade de examinar sua conduta no processo de auto crescimento, isto porque:

  • estar em crescimento constante  é  mais    que   um capricho ou figura de retórica. Trata-se de interagir à regência da própria vida, contemplando sempre suas oportunidades e justificando o desejo (direito) de ser feliz;
  • é importante crescer motivado pela vontade pessoal, sem depender de terceiros, é um sintoma de maturidade e o caminho para viabilização de sonhos;
  • vivemos em uma sociedade marcada pela competição acirrada e nada podemos fazer para no sentido de modificar este cenário, estar pronto para competir e vencer em todas as dimensões é uma necessidade, à qual não podemos nos omitir.

Por outro lado, ninguém nos impôs limites, como por exemplo: “você chegará no máximo ao ponto X” ou “você nasceu para ser isto ou aquilo e não deve almejar nada nada além”. Se, alguém já disse isso para você ignore.

  • Desde que os limites para as pessoas não são pré-definidos, o espaço para o auto crescimento é do tamanho da capacidade que uma pessoa venha a ter para crescer.
  • Se cresce a capacidade, cresce também o espaço para o crescimento, e esse espaço é fruto de uma decisão pessoal.

MORAL RELIGIOSA: A MOCIDADE DEVE PREPARAR-SE PARA A VELHICE E PARA A MORTE. Desta moral podemos entender que a vida é eterno aprendizado e não importando a nossa idade, posição social, escolar, etc, devemos estar abertos à “sempre progredir”. Sempre teremos expectativas à satisfazer!

Autoria:

Este estudo foi desenvolvido e aplicado à 10 mãos em 1992 pela Equipe Garavelo sob a coordenação do consultor Wanderley Pinho, posteriormente foi atualizada e revisada à quatro mãos em 1998. Em 17.02.2000 foi novamente revisada e ampliada à duas mãos. Novamente em janeiro de 2018 passou por atualizações e adaptações de conceitos à modernidade atual, à duas mãos por parte do professor e consultor Walmir da Rocha Melges, sempre dentro do tema central que é o Expectativas x definição de prioridades.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar