fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Ibracon conquista importante avanço para a auditoria independente

A auditoria independente deve ser vista como um fator agregador a essas empresas

0 35

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Ibracon conquista importante avanço para a auditoria independente

Nova exigência a vigorar em 2014 exige que Sociedades de Grande Porte informem no cadastro do Sped os responsáveis por suas auditorias, exigidas por Lei

A partir de 2014 – ano calendário 2013 – as Sociedades de Grande Porte deverão informar em seus cadastros no Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) o nome do auditor independente responsável pela auditoria a elas considerada obrigatória, de acordo com a Lei 11.638/07, bem como seu respectivo registro junto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A nova exigência foi aceita pela Secretaria da Receita Federal em atendimento a solicitação do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

As Sociedades de Grande Porte, ainda que não tenham seu capital aberto, são assim caracterizadas quando, do exercício social anterior, tiverem ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões. Em conformidade com a Lei, essas sociedades são obrigadas a elaborar, ao fim de cada ano, suas demonstrações contábeis e a serem auditadas por auditor registrado na CVM.

“Com a exigência, essas Sociedades não poderão mais descumprir a Lei que, em muitos casos, deixa de ser respeitada por não vir acompanhada de qualquer tipo de sanção em caso de desobediência.

Ficamos felizes pelo fato de o Ministério da Fazenda ter se sensibilizado ao tema. Essa é uma importante conquista para o segmento de auditoria independente”, afirma Eduardo Pocetti, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon.

Para Pocetti, “a auditoria independente deve ser vista como um fator agregador a essas empresas, contribuindo para a melhoria da transparência e da qualidade das informações financeiras divulgadas para investidores e outros interessados”, conclui.

Por Comunicação Ibracon – Notícias do Ibracon – Terça-feira, 13 de Agosto de 2013

http:// www.ibracon. com. br/ ibracon/ Portugues/detNoticia.php?cod=1349

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar

PROCURANDO CURSOS?

Oferecemos os melhores cursos na área de Pericia Contábil e Judicial

Somos uma empresa capacitadora do Programa de educação profissional continuada.
Deixe seu e-mail para receber newsletter de nossos cursos.
Cadastrar-se