fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Ibracon conquista importante avanço para a auditoria independente

A auditoria independente deve ser vista como um fator agregador a essas empresas

0 57

Ibracon conquista importante avanço para a auditoria independente

Nova exigência a vigorar em 2014 exige que Sociedades de Grande Porte informem no cadastro do Sped os responsáveis por suas auditorias, exigidas por Lei

A partir de 2014 – ano calendário 2013 – as Sociedades de Grande Porte deverão informar em seus cadastros no Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) o nome do auditor independente responsável pela auditoria a elas considerada obrigatória, de acordo com a Lei 11.638/07, bem como seu respectivo registro junto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A nova exigência foi aceita pela Secretaria da Receita Federal em atendimento a solicitação do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

As Sociedades de Grande Porte, ainda que não tenham seu capital aberto, são assim caracterizadas quando, do exercício social anterior, tiverem ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões. Em conformidade com a Lei, essas sociedades são obrigadas a elaborar, ao fim de cada ano, suas demonstrações contábeis e a serem auditadas por auditor registrado na CVM.

“Com a exigência, essas Sociedades não poderão mais descumprir a Lei que, em muitos casos, deixa de ser respeitada por não vir acompanhada de qualquer tipo de sanção em caso de desobediência.

Ficamos felizes pelo fato de o Ministério da Fazenda ter se sensibilizado ao tema. Essa é uma importante conquista para o segmento de auditoria independente”, afirma Eduardo Pocetti, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon.

Para Pocetti, “a auditoria independente deve ser vista como um fator agregador a essas empresas, contribuindo para a melhoria da transparência e da qualidade das informações financeiras divulgadas para investidores e outros interessados”, conclui.

Por Comunicação Ibracon – Notícias do Ibracon – Terça-feira, 13 de Agosto de 2013

http:// www.ibracon. com. br/ ibracon/ Portugues/detNoticia.php?cod=1349

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar