fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Regulações na Perícia Contábil

As atividades da PERÍCIA CONTÁBIL passam por memorável e importante momento

1.737

PERÍCIA CONTÁBIL – Fator de Valorização Profissional

Dentro de um processo de modernização da justiça e da adoção de instrumentos mais efetivos e capazes que possam beneficiar o andamento da Justiça Brasileira o Novo Código de Processo Civil fez com que, desde 2015, as atividades da PERÍCIA CONTÁBIL passe por memorável e importante momento, o qual eu classifico como o verdadeiro “MARCO REGULATÓRIO DA PERÍCIA CONTÁBIL“, em especial no tocante à Perícia Contábil que é a área da minha dedicação profissional.
Assim o Novo CPC ao oferecer novas regras majoritárias sobre a Perícia Contábil e o Perito Contábil, determinou que o exercício profissional se modernize mercê nova regulamentação, o que ocorreu de forma geral através da edição de Resoluções Normativas por parte do CNJ – Conselho Nacional de Justiça quando, dentre outras, criou o Cadastro Técnico de Peritos e Entidades ligadas à área, o qual visa oferecer profissionais de reconhecida capacidade técnica profissional às diversas áreas dos JUÍZOS.
Na área contábil o CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE cumprindo sua missão de órgão regulador da Ciência Contábil em nosso país, editou nova regulamentação norteadora dos limites da perícia contábil, em especial o CNP – Cadastro Nacional de Peritos como também normatizou as técnicas e comportamentos sobre a Perícia Contábil, e o Perito Contábil, normativos aos quais, nós, Peritos Contábeis, atuando como Perito Judicial e ou Extrajudicial, estamos adstritos.
A edição das novas regras deste MARCO REGULATÓRIO DA PERÍCIA CONTÁBIL a par de obrigar o profissional a se reciclar e se empenhar em um programa de educação continuada tem o efeito admirável de valorizar a profissão pericial como um todo e fazer com que ela seja mais reconhecida e respeitada por parte da sociedade, dos usuários dos serviços periciais e do profissional de forma individual, impondo que cada um cuide de escolher melhores especializações.

CONCLUSÃO

Eu reputo que tudo isto representa o verdadeiro MARCO REGULATÓRIO DA PERÍCIA CONTÁBIL em nosso país.

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.
§ 1o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.
W Marco Regulatório Perícia Contábil Nov 2016

 

Leia “Marco Regulatório da Perícia Contábil”

 

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar