fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Metodologia de Trabalho Básico – Ação de ICMS

A base fundamental do laudo pericial judicial e extrajudicial.

1.201

METODOLOGIA DE TRABALHO BÁSICO – Ação de ICMS

Metodologia de trabalho: Base fundamental do laudo pericial judicial e extrajudicial. Exemplo simples dos passos técnicos a cumprir sobre como elaborar e demonstrar a fundamentação da metodologia de trabalho que utilizou no seu trabalho pericial.

VALIDAÇÃO DO PROCESSO DA PROVA PERICIAL

Trata da descrição da metodologia utilizada visando comprovar a veracidade das informações fiscais relativas à movimentação de entradas e saídas de operações tributadas pelo ICMS com a apuração dos respectivos créditos e débitos e o saldo credor e ou devedor de ICMS em determinado período.

DOS LIVROS E DOCUMENTOS A VISTORIAR

Aferir as existências nos autos e requisitar por diligências externas, via e-mail, os seguintes livros e documentos, que darão suporte para a metodologia:

  • Livro Diário contábil.
  • Declarações relativas ao Imposto de Renda Federal, entregues em respeito ao regime de tributação ao qual a periciada está subordinada, se pelo Lucro Real, Lucro Arbitrado, Lucro Presumido ou Simples Nacional.
  • Livros de escrituração fiscal relativos ao ICMS – Estadual, que registrem as Entradas, Saídas, Apuração do ICMS, Inventário [estoques] e RUDFTO.
  • GIAS de apuração do ICMS.
  • Livros de escrituração fiscal relativos ao ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza Municipal.
  • Notas de entrada [compra], notas de saídas [venda], boletins de cupom fiscal, e notas de prestação de serviços [se houver].

Comprovar que todos os livros e documentos estão revestidos das suas formalidades legais e fiscais.

NEXO CASUAL E MATERIAL DA METODOLOGIA

  • As notas de entrada [compras] e saídas [vendas] das operações do ICMS são escrituradas, uma a uma, diariamente nos livros de registro de entrada e saídas, sendo permitido em alguns casos que o registro seja feito de forma diária englobado em lotes, desde que exista um outro controle permitido pela legislação fiscal que relacione um a um os documentos englobados.
  • A par da escrituração fiscal os documentos são escriturados na contabilidade societária, seguindo métodos específicos relativos ao tamanho da empresa, e a existência de controles internos que proporcionem suporte à tais operações.
  • Ao final de cada período [mensal] as informações são registradas em informativos – GIAS no caso Estadual e Relatórios no caso Municipal – que são utilizados para cumprir as obrigações fiscais mensais, e o recolhimento dos tributos municipais, estaduais e federais relativos às respectivas operações.
  • Ao final de cada exercício fiscal ano as informações são inseridas em declarações anuais e entregues ao Fisco Federal, como também ao Estadual e Municipal quando sejam o caso.
  • A somatória de todos estes documentos, registros e escriturações proporciona rastreabilidade e comparabilidade às informações fiscais e societárias, agindo como um sistema de controle interno e externo, onde todas as informações, de cada etapa dos registros, devem manter aderência e nexo material.
  • A existência de requisitos e exigências fiscais em relação à cada fase proporciona confiabilidade ao sistema, o que permite uma aferição pericial pela totalidade ou através de amostragens confiáveis, fazendo com que o método conhecido como “devassa” seja aplicado somente em casos extremos.
  • Partindo do pressuposto de que todas estas etapas tenham sido periciadas, está pronta a base de dados que permitirá a resposta aos quesitos processuais.

Autoria:

Walmir da Rocha Melges – 30 de julho de 2016, exemplificando sobre Metodologia de trabalho pericial.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar