Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Perito Contador – Perito Judicial

A obrigação do Perito Contador no âmbito Judicial

0 1.780

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

PERITO CONTADOR – PERITO JUDICIAL – CONTADOR FORENSE

Perito contador: “Na qualidade de perito judicial você se transforma em uma testemunha, em um expert em determinado assunto, subordinado à LEI, aos códigos de Ética, do Sigilo, da Confidencialidade, e às regras operacionais e metodológicas da técnica da qual é expert, porém apesar de tudo isto, você continua sendo um técnico à bem da justiça, um auxiliar da justiça”.
Não se esqueça de que, como perito contador és um técnico especializado, e assim, você tem mais responsabilidades do que direitos. Ao desempenhar suas atividades periciais deve ser sempre cético, imparcial, técnico, e altamente profissional.

Note que na condição de expert técnico você está ali para apontar as aderências e ou a falta delas em relação ao solicitado nos quesitos periciais, oferecendo subsídios para que o Juízo possa decidir as controvérsias, julgar e emitir veredicto final.

Walmir Melges Perito Contábil


Como técnico convidado pela Justiça a oferecer opinião técnica, lembre-se que deve fazê-lo de forma comprovada, embasada, documentada e fundamentada, demonstrando inclusive a metodologia utilizada, e a sua aplicabilidade e aceitação no mercado.

Perito contador: Note que na condição de expert técnico, você não pode julgar uma vez que isto é prerrogativa dos juízes; você não tem nenhuma vítima para se vingar uma vez que você não é um paladino da justiça, que você não está ali para apurar culpa nem indicar se alguém é  inocente ou culpado, mas sim para apontar as aderências e ou a falta delas em relação ao solicitado nos quesitos periciais, oferecendo subsídios para que o Juízo possa decidir as controvérsias, julgar e emitir veredicto final.
Perito contador: Em suma, você está ali, como técnico especializado, para prestar [relatar] testemunho fundamentado dentro dos estritos limites da ciência na qual você possui habilitação legal e é expert.
Educação continuada:  Sempre será a chave para a sua permanência na profissão. “Lembre-se que o conhecimento de hoje será obsoleto amanhã porém os problemas de amanhã serão mais sofisticados e complexos que os de hoje” [wrm].

Autoria:

Walmir da Rocha Melges em 16 de dezembro de 2017.
Bebido, expandido e adaptado ao Brasil, de Dr. PCH Brouardel – Medico-legalista francês.

Comentários
Carregando...

PROCURANDO CURSOS?

Oferecemos os melhores cursos na área de Pericia Contábil e Judicial

Somos uma empresa capacitadora do Programa de educação profissional continuada.
Deixe seu e-mail para receber newsletter de nossos cursos.
Cadastrar-se