fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Superação de problemas cotidianos

Uma aplicação prática no ramo da Advocacia

0 218

Superação de problemas cotidianos

Uma aplicação prática no ramo da Advocacia

Superação de problemas: Este artigo faz parte de um planejamento de mudança que desenvolvemos especialmente para um escritório de advocacia, o qual passou por um processo de cisão parcial, quando saiu de cena, aposentando-se, o principal advogado, fundador do escritório, o qual cuidava da supervisão dos demais profissionais e também administrava o dia-a-dia do escritório.
Com a sua saída, as suas atividades passaram a ser exercidas pelo sócio júnior que assumiu a totalidade das quotas sociais, e assim, com a alternância de dirigente, os colaboradores [advogados e funcionários] estavam passando por uma fase de adaptação ao perfil do novo dirigente, o qual poucos dias antes, ainda ocupava uma cadeira igual aos demais advogados, e agora se tornou o chefe da equipe, ocupando as funções de patrão.
Consultado que fui sobre as providências que o “novo patrão” deveria tomar, bem como sobre a elaboração de um planejamento para a mudança e solução na superação dos problemas, elaborei um plano de ação, com uma participação pessoal mínima minha, que pudesse ser implementado diretamente e pessoalmente pelo novo administrador, com o qual ele iria conseguir os resultados e se aclimatar com sua equipe. Assim, respondi a ele como parte do meu plano de ação:
Existem muitas metodologias para você “trabalhar a sua equipe” e conseguir melhores resultados. Algumas são caras, outras são morosas e de resultado discutível, porém existem algumas, muito simples, que você mesmo pode aplicar na superação de problemas, mesmo sem contratar uma pessoa externa, as quais poderá praticar semanalmente, ocupando no máximo duas horas, dependendo da sua disponibilidade à cada reunião com sua equipe.
No seu caso, considerando que face à mudanças, apareceram problemas operacionais em função da alternância na direção, melhor dizer “no poder” dentro da estrutura funcional do seu escritório, penso que o melhor será você trabalhar a mudança pessoalmente e aos poucos. Creio que o mais importante é que você consiga gradualmente transferir os seus valores para a sua equipe, e assim consiga a superação dos problemas atuais.
Gostaria de sugerir algumas providências suas, dentro de uma modelagem prática que eu construí especialmente para seu caso, quando irá aplicar, pessoalmente, três metodologias rápidas, om a recomendação de que não fale nada por antecipação aos seus colaboradores, nem que você pretende discutir assuntos, mantendo suas reuniões dentro da normalidade que você já está impondo.
Se você conseguir transmitir tudo isto você conseguirá transformar a sua equipe, conseguirá a superação dos problemas, e consequentemente levar sua empresa à um patamar superior de qualidade técnica e operacional, que possa ser sentida pelos seus clientes.
Discorro abaixo sobre a primeira ferramenta que foi adotada pelo cliente, que de tão simples até parece ser trivial, mas que proporciona valiosos frutos conceituais e operacionais na equipe de trabalho.

CONHECENDO O NOVO CHEFE, SEUS PRINCÍPIOS E SUAS METAS

Superação de problemas cotidianos: O chefe deve conhecer a si mesmo.

Para começar definindo quais são os seus valores, suas metas, seus princípios, respondendo pessoalmente os seguintes pontos:
Assim, como advogado supervisor, descreva em no máximo 5 linhas cada tópico a seguir:

  • Aquilo que você aceita profissionalmente.
  • Aquilo que você valoriza.
  • Aquilo que você exige dos seus comandados.
  • Aquilo que você espera que todos pratiquem.
  • Aquilo que você admira em um advogado.
  • Aquilo que você admira em um cliente.
  • Aquilo que você gostaria de ter como profissional.
  • Como deve se portar o profissional na vida social.
  • Aquilo que você espera dos seus estagiários.
  • O que você acha do futuro da profissão do advogado.

Superação de problemas cotidianos: Como consultor recebi e analisei as respostas fornecidas pelo novo dirigente, o qual, muito embora estivesse ocupando o cargo de sócio júnior anteriormente, já era advogado experiente com pouco mais de “15 anos de janela”, como é comum dizer no ramo da advocacia.
Em seguida, realizei uma reunião de 3 horas com ele, quando pudemos discutir todos os pontos incluídos por ele nas respostas aos quesitos anteriores, e concluímos pelo fechamento do plano de ação com mais duas ferramentas, as quais ele se encarregou de aplicar diretamente na sua equipe [advogados, para-legais e administrativos] quando pode capitalizar não somente o novo conhecimento que ele havia adquirido sobre si mesmo como também e principalmente sobre os seus colaboradores através da segunda ferramenta que forneci, e depois através da terceira ferramenta que terminou de plantar novos conhecimentos, práticas e comportamentos, os quais germinaram produtivamente.
Com isto, ocorreu a superação de problemas cotidianos.
Caso você tenha interesse em discutir isto conosco, preencha a ficha resumida abaixo. Podemos estudar os seus problemas operacionais e oferecer uma solução prática e rápida que solucione suas questões no campo da superação dos problemas cotidianos.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar