fbpx
Jornal Corporativo
Portal de artigos e estudos Contábeis, Periciais, Jurídicos e de Negócios

Tabela demonstrativa para estimativa de honorários periciais

Como demonstrar de forma racional e expressa os motivos pelos quais está solicitando determinado valor

2.127

TABELA DEMONSTRATIVA PARA ESTIMATIVA DE HONORÁRIOS PERICIAIS

Tabela demonstrativa para Estimativa de Honorários Periciais: O modelo a seguir trata de uma sugestão exemplificativa, sendo que cada perito e cada região poderá suscitar ajustes incluindo verbas de custos e despesas, adequados caso-a-caso.
Meu intuito na divulgação deste modelo de Tabela demonstrativa para Estimativa de Honorários Periciais é apenas o de oferecer uma modelagem que sirva de ponto de partida para os colegas peritos ao elaborarem as suas estimativas quando das suas nomeações, e também de estudo à reflexão individual, ficando claro que os valores inseridos são meramente exemplificativos uma vez que cada região, cada cidade tem suas bases honorárias particulares e não existe uma “tabela oficial nacional ou mesmo estadual” face às particularidades das regiões, complexidades dos serviços periciais e a possível existência de despesas adicionais.
Recomendo que as horas a aplicar em cada fase seja antecedida de cuidadoso estudo, e o valor de cada tipo de hora técnica seja ajustado à realidade da região.

Conclusão

Recomendo que você monte esta tabela no Excel pela facilidade de uso das células dinâmicas que permitem proceder à alterações de itens sem comprometer toda a tabela. Constatei ao longo dos anos que quando o perito demonstra a “base de cálculo”, ou seja, esta tabela anexada na dua petição de sugestão dos honorários periciais, fica mais fácil ao Juízo, e também às partes, deliberarem sobre a concordância ou não do valor que o perito está sugerindo como estimativa de honorários, sendo certo que mesmo neste caso, sempre fica aberta a possibilidade de pedido de revisão do valor se ocorrer uma sobre carga de horas ou aparecerem despesas não orçadas inicialmente.

  • Ao pedir honorários, existe uma grande diferença entre o perito sugerir um valor alto, ou ele demonstrar de forma racional e expressa os motivos pelos quais está solicitando determinado valor, seja na estimativa, seja na suplementação.

Autoria:
Walmir da Rocha Melges em 21.08.2016 apresentando sugestão de Tabela demonstrativa para Estimativa de Honorários Periciais.

Você gostaria de receber atualizações de nosso Jornal Corporativo em tempo real? Direto no seu celular ou desktop? Use nossa tecnologia de Notificação Push, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar