EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Todos os assuntos são tratados através da aplicação de uma somatória de expertises acumuladas por mais de 4 décadas de atividade intensa durante os quais o consultor Walmir da Rocha Melges aplicou os conhecimentos das ciências contábeis, no mundo dos negócios, e para melhor atender seus clientes sempre primou pela qualidade de entender bem o negócio do cliente como forma inicial e necessária para conseguir o diagnóstico correto da realidade operacional, das necessidades e interesses do cliente e formar a opinião técnica e estratégica, conclusiva sobre os aspectos técnicos e operacionais nos projetos de consultoria, auditoria, e periciais propostos.
Complementarmente adquiriu e acumulou conhecimentos nas áreas correlatas à contábil, necessários ao exercício das várias expertises contábeis. Agiu como contador de empresa, como empresário contábil, profissional em auditoria, consultoria e assessoria, foi gerente geral de grupo empresarial com 7 atividades diferentes, exerceu atividades de diretor de controladoria em empresa com mais de 3.000 funcionários e desde abril de 1994 solidificou-se nas atividades de consultoria, auditoria independente, parecerista e perito contábil emitindo laudos e pareceres em perícias judiciais, laudos e elaborações em defesas administrativas e fiscais.
A par e acumuladas com estas atividades foi professor universitário em duas universidades e atualmente é professor palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.
Atua desde dezembro de 1995 como perito judicial em varas da Justiça Estadual, Justiça Federal, Trabalhistas e Previdenciárias.
Por necessidade profissional e embasar os trabalhos que possam auxiliar a emitir a opinião técnica, sempre estudou e aplicou as técnicas de gestão empresarial, e os princípios…
…basilares das áreas do direito comercial, administrativo, falimentar, tributário, e civil, os quais são partes inerentes e obrigatórias ao exercício profissional e condição “sine qua non” para o operador das ciências contábeis, como também para o cidadão comum que está circuscrito ao conceito jurídico primário constitucional de que “ninguém pode alegar desconhecimento da Lei”, e assim, “para conhecer a Lei, deve estudá-la”.
Quanto aos conhecimentos da informática aplicado nos negócios, necessários e potencialmente impulsores do progresso, tudo ocorreu de forma pacífica desde os primórdios do seu uso em massa no meio empresarial a partir de 1974.
O gosto pela leitura e estudo o levou para as letras, onde escreve desde a década de 70, artigos técnicos, crônicas, contos e lhe permite emitir relatórios e pareceres técnicos de grande profundidade e teor, utilizando um linguajar tão perto do leigo quanto o assunto técnico o permita.
O fato de ter sentado em cadeiras distintas (ocupações, atribuições) por longos tempos no meio empresarial, quais sejam as do funcionário, do gerente, do assessor, do consultor, do contador, do auditor independente, do palestrante, do professor, do perito contábil, proporcionou uma visão diferenciada do mundo empresarial em uma grande gama de atividades econômicas que preparou o consultor atual; as quais coloca à disposição e serviço dos seus clientes e colaboradores.
Para melhor atender os clientes, mantém quadro de colaboradores e técnicos altamente gabaritados, e sempre que necessário aos interesses do cliente ou necessidade de apoio de outras áreas técnicas externas à contabilidade, realiza parcerias com profissionais que revelem interesse e sinergia com os projetos em andamento.