Consultoria

Os serviços de Consultoria constituem a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade; podendo ser prestada em qualquer área do conhecimento, por pessoas físicas – pessoalmente ou através de jurídicas – detentoras de determinado conhecimento.

Comumente estão abrangidas as diversas profissões regulamentadas, nas Áreas jurídicas, organizacionais, econômicas, financeiras, tributárias; dentre outras, mas não exclusivamente, uma vez que existem outras áreas do conhecimento humano que têm revelado especialistas não vinculados a profissões regulamentadas.

O consultor que se dedica unicamente a uma entidade é chamado de Consultor Interno, e comumente é seu assalariado, e aquele que presta serviços sem vínculo empregatício, pessoalmente ou através de uma empresa, é chamado de Consultor Externo.

Normalmente o consultor externo possui maior experiência profissional e vivência prática, uma vez que presta seu serviço em atividades, ramos, e empresas, diversificadas, cada uma, com problemática diferente.

Por outro lado, por ser um profissional externo, não está sujeito a pressões internas, de ordem funcional ou política, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, e isenção de ânimo, recebendo uma maior confiança dos altos escalões.

Sua experiência diversificada permite uma maior facilidade no levantamento de dados e informações, bem como no diagnóstico da problemática, haja vista que utiliza de forma automática os conhecimentos anteriormente acumulados nas diferentes vivências.

Quando a empresa, devido seu tamanho, possuir um consultor interno, este pode alavancar os trabalhos do consultor externo, na medida em que os caminhos internos podem ser rapidamente superados, bem como muitas tarefas de coletas de dados podem ser alavancadas.

Contratando um serviço de consultoria

A empresa, ao decidir pela contratação de um serviço de consultoria externa deve realizar cuidadosa seleção dentre as alternativas do mercado, considerando – no mínimo – os seguintes aspectos:

Qual a especialidade que necessito para meu problema?

Vamos contratar consultores da nossa cidade, da região, ou de outras regiões?

Contratar um consultor pessoa física, ou uma empresa estabelecida?

Contratar um especialista no assunto, ou um generalista?

O produto

Por vezes, negociações societárias internas, problemas de sucessão hereditárias, e realização de acordos entre empresas, requisitam a participação de um negociador externo como forma de azeitar as relações.

Por mais experientes que sejam os profissionais internos encarregados das diversas Áreas (contábil, fiscal, trabalhista, organizacional) não se justifica a expectativa de que eles possam manter-se atualizados em relação a todo o amplo espectro da legislação e regulamentação que influencia a atividade empresarial.

Quando não por outras razões, a rotina diária e a falta de tempo conspiram contra o estudo aprofundado e constante dos inúmeros atos regulamentares publicados a cada dia.

A realização de transações “sui-generis” ou pouco frequente, o lançamento de novos produtos, aplicação de legislação nova ou pouco conhecida, a existência de controvérsias internas sobre aspectos fiscais das operações, são situações que aconselham a consulta a um profissional especializado independente; que conte com uma estrutura de apoio técnico permanente e atualizada, e que possua uma clientela grande e variada que lhe proporcione a oportunidade constante de reciclar seus conhecimentos.

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