FILOSOFIA, FORMA DE TRABALHO E HONORÁRIOS

Como filosofia de trabalho, todos os assuntos são tratados através da aplicação de uma somatória de expertises acumuladas por mais de 4 décadas  de atividade intensa durante os quais o consultor Walmir da Rocha Melges aplicou os conhecimentos das ciências contábeis, no mundo dos negócios, e para melhor atender seus clientes sempre primou pela qualidade de entender bem o negócio do cliente como forma inicial e necessária para conseguir o diagnóstico correto da realidade operacional, das necessidades e interesses do cliente e formar a opinião técnica e estratégica, conclusiva sobre os aspectos técnicos e operacionais nos projetos de consultoria, auditoria, e periciais propostos.

Complementarmente adquiriu e acumulou conhecimentos nas áreas correlatas à contábil, necessários ao exercício das várias expertises contábeis. Agiu como contador de empresa, como empresário contábil, profissional em auditoria, consultoria e assessoria, foi gerente geral de grupo empresarial com 7 atividades diferentes, exerceu atividades de diretor de controladoria em empresa com mais de 3.000 funcionários e desde abril de 1994 solidificou-se nas atividades de consultoria, auditoria independente, parecerista e perito contábil emitindo laudos e pareceres em perícias judiciais, laudos e elaborações em defesas administrativas e fiscais.

A par e acumuladas com estas atividades foi professor universitário em duas universidades e atualmente é professor palestrante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Atua desde dezembro de 1995 como perito judicial em varas da Justiça Estadual, Justiça Federal, Trabalhistas e Previdenciárias.

Por necessidade profissional e embasar os trabalhos que possam auxiliar a emitir a opinião técnica, sempre estudou e aplicou as técnicas de gestão empresarial, e os princípios…

…basilares das áreas do direito comercial, administrativo, falimentar, tributário, e civil, os quais são partes inerentes e obrigatórias ao exercício profissional e condição “sine qua non” para o operador das ciências contábeis, como também para o cidadão comum que está circuscrito ao conceito jurídico primário constitucional de que “ninguém pode alegar desconhecimento da Lei”, e assim, “para conhecer a Lei, deve estudá-la”.

Quanto aos conhecimentos da informática aplicado nos negócios, necessários e potencialmente impulsores do progresso, tudo ocorreu de forma pacífica desde os primórdios do seu uso em massa no meio empresarial a partir de 1974.

O gosto pela leitura e estudo o levou para as letras, onde escreve desde a década de 70, artigos técnicos, crônicas, contos e lhe permite emitir relatórios e pareceres técnicos de grande profundidade e teor, utilizando um linguajar tão perto do leigo quanto o assunto técnico o permita.

O fato de ter sentado em cadeiras distintas (ocupações, atribuições) por longos tempos no meio empresarial, quais sejam as do funcionário, do gerente, do assessor, do consultor, do contador, do auditor independente, do palestrante, do professor, do perito contábil, proporcionou uma visão diferenciada do mundo empresarial em uma grande gama de atividades econômicas que preparou o consultor atual; as quais coloca à disposição e serviço dos seus clientes e colaboradores.

Para melhor atender os clientes, mantém quadro de colaboradores e técnicos altamente gabaritados, e sempre que necessário aos interesses do cliente ou necessidade de apoio de outras áreas técnicas externas à contabilidade, realiza parcerias com profissionais que revelem interesse e sinergia com os projetos em andamento.

Forma de trabalho

Competitivo ao nível de qualidade dos serviços, pauta-se sempre no firme propósito de cumprir a trilogia conceitual: qualidade, compromisso e participação.

Seu lema principal é trabalhar assegurando que, na percepção do cliente, o serviço prestado tenha valor correspondente ao seu custo investido, e as necessidades e anseios dos clientes sejam satisfeitos.

Apresentamos a filosofia de trabalho pela qual pauta todas as ações:

  • Qualidade nos serviços, dentro do conceito de que toda tarefa, por mais simples que seja, deve ser executada com a melhor qualidade possível, de forma que não seja necessário um retrabalho com o objetivo de consertar o que deixou se ser executado, ou elaborado fora das necessidades da empresa.
  • Compromisso com o resultado, dentro do conceito de que todos os funcionários e profissionais são responsáveis pela parte e pelo todo, ou seja, pela sua tarefa em si, e pelo serviço global que é a somatória de todas as tarefas de cada departamento e do entrelaçamento das áreas afetadas ou sinérgicas.
  • Participação na solução de problemas, dentro do conceito de que todos funcionários devem participar de forma ativa na solução dos problemas do dia a dia, cada um dando a colaboração dentro da sua área de responsabilidade funcional, e que ninguém deve se omitir.

Honorários

Apresentamos a característica das práticas comerciais, destacando a forma pela qual formamos nossos preços, procurando relacioná-los com os benefícios que cada um deles possa trazer.

  • Nossos honorários estão ao alcance de todas as empresas, pois praticamos taxas horárias diferenciadas, em relação à sofisticação maior ou menor das metodologias dos serviços;
  • De uma forma geral, existe significativa variação do tempo despendido na execução das tarefas, em função do porte, diversidade de operações, nível de controle interno do ciente, grau de informatização, número de funcionários alocados em cada serviço, número de lançamentos contábeis e financeiros, e outros parâmetros.
  • Desta forma nossas propostas de honorários são feitas após discussões com a administração, somente após conseguirmos a compreensão exata do problema que o cliente espera solucionar.

Nossas estimativas de honorários são feitas de forma a permitir o cumprimento de todos os trabalhos, que reflitam uma compreensão exata do problema que o cliente espera solucionar e na análise detalhada das circunstancias que cercam a situação.

Nossa maior preocupação ao estabelecer honorários para um novo serviço é a relação custo/beneficio para o cliente. Não queremos ser apenas competitivos ao nível de qualidade dos serviços, mas também fazemos questão de assegurar que, na percepção do cliente, o serviço prestado tenha valor correspondente ao seu custo.

Para isso, frequentemente buscaremos formas alternativas de atingir os objetivos desejados pelo cliente de forma mais econômica.

Certamente a pedra que completa o quebra cabeça que vai solucionar o seu problema organizacional.

Editor: Walmir da Rocha Melges

Nota do Editor: Todos os conceitos do presente sítio na rede mundial são de autoria do editor, exceto quando se tratar de artigos ou opinião de terceiros, os quais contém o crédito delimitando a autoria e responsabilidade pelas idéias neles contidas; sendo que eventualmente utilizamos textos livres para compor nossas exposições comerciais.

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