fbpx

O Terceiro Setor: Evolução organizacional e regulatória

Evolução organizacional e regulatória

O Terceiro Setor vem paulatinamente sendo motivo de atenção dos órgãos governamentais, seja pelo reconhecimento da importância das suas ações em prol da sociedade, seja pela necessidade de controle estatal em relação aos subsídios concedidos através da imunidade e isenção tributária e da aplicação de recursos governamentais através das doações e subvenções, como também pela realização de projetos em parceria entre governo e entidades de fins filantrópicos.

Neste sentido as entidades sem fins lucrativos estão sendo obrigadas adotar novas práticas de:

  • Auditoria Externa e Interna visando o cumprimento das novas regras de Controle, Governança e Transparência.
  • Prestação de contas aos órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais.
  • As novas prestações de contas implicam em verdadeira revolução de procedimentos, conceitos, costumes, comportamentos, formas de gestão e práticas contábeis.
  • Dotar as entidades de novos controles internos que permitam a prestação de contas e manutenção dos registros.
  • Vários órgãos reguladores impõem novas legalizações para autorizar a manutenção da filantropia sem tributos.

Da necessidade de mudança organizacional, comportamental e contábil imposta pela nova legislação.

A multiplicidade de regras e normas que devem ser cumpridas para a prestação de contas final aos órgãos concedentes, criou a necessidade das entidades de adotarem um Sistema de controle interno, que possa permitir o registro de todos os atos e fatos econômicos mensuráveis que irão compor a contabilidade.

Estas mudanças refletem-se nas Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas e culminam com o Relatório de Prestação de Contas aos órgãos concedentes, caso contrário a entidade poderá ver suas contas serem reprovadas e perder o reconhecimento de imunidade, isenção.

Além disto poderá perder a possibilidade de celebrar contratos, acordos e convênios com o

NOSSOS SERVIÇOS | Terceiro Setor

terceiro setor - NOSSOS SERVI  OS Terceiro Setor - Terceiro Setor

Justamente nesse processo de mudança que nossa equipe de peritos contábeis e consultores representa um valioso recurso para a gestão das entidades de o terceiro setor.

À partir de um diagnóstico inicial, nossa equipe de auditores e consultores, poderá realizar os seguintes serviços:

  • Desenhar e implantar um Sistema de controle interno que dê suporte para a obtenção dos objetivos da entidade.
  • Revisão Técnica-contábil e tributária.
  • Organização das atividades dentro do plano de metas que foi oferecido aos órgãos reguladores.
  • Revisão dos controles internos.
  • Revisão Contábil, de Gestão e Controles Internos objetivando minimizar riscos e contingencias pelas operações necessárias para a boa gestão.
  • Elaboração dos Relatórios que são utilizados para a montagem da efetiva prestação de contas da entidade.
  • Emitiremos Relatório dos Serviços Prestados contendo os pontos analisados e as recomendações que proferirmos em relação à cada ponto.

Nossa equipe de profissionais capacitados e experientes trabalham sob a liderança e coordenação do consultor líder tem mais de nas lides da gestão, contabilidade e auditoria.

FALE CONOSCO

Olá! Caso você queira falar conosco sobre algum assunto relacionado com as Perícias Contábeis principalmente as de cunho Judicial, nós estamos à sua disposição em dialogar. Entre em contato conosco por WhatsApp para fazer seus comentários, dar sugestões e esclarecer dúvidas, e caso tenha algum assunto mais longo, envie um e-mail para walmir.melges@gmail.com. Escreva pra gente! É fácil, rápido e teremos o maior prazer em responder.

Fale conosco pelo WhatsApp